26.2.09

Blom, Blonito e um Blarato

Criatividade eh bom e eu gosto. Nessa semaninha na Italia, o casal mais querido de Florenca, a Mel e o Douglas, me apresentaram um programa de TV muito legal e muito criativo. Eh um resumao das noticias e acontecimentos da televisao italiana durante dia, tudo isso costurado com muita criatividade.O Blob, di tutto di più, ou simplesmente Blob, mistura de politica a Big Brother num programa de dez minutos que vai ao ar diariamente na Rai 3, das 20h as 20h10.
O programa eh rapido, agil, bem-humorado, bem editado, critico sem ser pedante. Em resumo, muito bacana. Claro, haja criatividade! O que nao impede que o programa esteja no ar desde 1989, se reinventando diariamente. Acho que algo assim funcionaria no Brasil, ces nao acham?Dah uma conferidinha no Youtube e ve como eh bacana. Claro, a gente perde o contexto vendo, jah que ele eh todo linkado com a programacao italiana e falado em italiano, mas mesmo assim da pra ver que a sacada eh muito legal.

Da pra clicar aqui tambem e dar uma conferidinha no site dos caras.

2.2.09

O jornalismo e o rum

"Há quem ache o jornalismo uma profissão glamurosa e divertida. Não é o caso de Hunter S. Thompson. E ele fez questão de jogar um balde de rum com gelo em cima dessa idéia, ao contar a história de um repórter norte-americano que tenta viver e trabalhar em Porto Rico. 'Rum' é a primeira experiência de Thompson na ficção. Mostra que seu trabalho vai além daquilo que ele mesmo inventou - o jornalismo gonzo - mistura de literatura, reportagem investigativa e contracultura"

Pois eh, durante o feriado nesse lado de ca do mundo, li esse livrinho que foi presente do amigo punk. Sabe, eh engracado, mas me identifiquei com o livro. Ateh nao pela bebedeira (o dia que eu chegar a tomar rum no cafe antes de ir trabalhar, me internem), mas eh engracada a coisa de ler sobre primeiras impressoes em um lugar. A estranheza, a desconfianca, a curiosidade, tudo isso soou muito familiar. Claro, depois descamba pra chalaca e confusao e ai jah viu. O engracado eh que se bebe tanto no livro que a gente vai lendo e ficando meio bebum...

O que eu nao sabia eh que tao filmando essa historia. Quer dizer, a coisa ta enrolada ainda por causa da finada greve dos roteiristas, mas a previsao eh de que a pelicula seja lancada em 2010, com o Johnny Depp no papel de Paul Kemp. Tah, mas enquanto o filme nao sai vai la e da uma conferida no livro, po!


LIVRO: RUM, DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO
AUTOR: HUNTER THOMPSON
EDITORA: CONRAD
256 PAGINAS

Do tempo do cigarro e cafezinho

Morreu ontem no Rio Grande do Sul o radialista Candido Norberto. Nao cabe a mim fazer o obituario do cara, basta dizer que teve uma vida dedicada ao jornalismo respeitavel. E mais (com imagens e audio) voce pode ver aqui.

Quando eu era crianca, ele era o cara da voz que meu vo gostava. Mais adiante, na faculdade de jornalismo, ele virou tema de trabalho em uma das minhas cadeiras. Jah formada, trabalhando na Assembleia Legislativa, ele era o rosto conhecido em um corredor com os retratos do ex-presidentes da Casa. Quando eu jah estava na Zero Hora, ele virou o cara simples que vai junto, com toda a candangagem, na reuniao do sindicato discutir aumento de salario.

Nunca teve uma conexao direta comigo. Nao sou do tempo em que ele foi deputado, nem da epoca de ouro dele no radio. Mas essas poucas passagens ilustram o respeito que eu tenho e a lastima que eh perder gente como ele. Gente que virava noites trabalhando se necessario a base de cafezinho e muito cigarro. Muito cigarro. Morreu de pneumonia e tratava de um cancer. Lastimavel.

Mas eu achei genial quando a @mirellinha, que tava la na redacao da ZH trabalhando para fazer a reportagem especial, postou essa no twitter: "cândido era mesmo um jornalista das antigas. os últimos pedidos antes de entrar na ambulância, há alguns meses: um cigarro e um café". Realmente das antigas. Talvez ateh do tempo em que era mais emocionante (no minimo mais dificil e por isso mais emocionante) esse tal de jornalismo.