27.4.09

Da serie "Eu adoro": Placa de banheiro

Essa eh a melhor placa indicativa de banheiro ever!


Fica num bar chamado Stumble Inn, aqui em Beijing. Adoro tambem o nome da rua do bar, Lucky Street (好运街 - Haoyun jie). Claro, va ao bar para jogar sinuca, beber uma das 50 cervejas importadas que eles tem, mas please, va ao banheiro. Amei!

Contando a historia alheia

A coisa "lost in translation" eh bem comum pelas bandas chinesas. Sim, eles tem um idioma semi-impossivel e cheio de nuancas que, as vezes, cria situacoes bem engracadas.Vide o caso de ontem a noite.
Estavamos em um boteco chines, felizes e contentes, enchendo a cara de cerveja barata, jiaozis (http://en.wikipedia.org/wiki/Jiaozi) e churrasquinhos. Como o preco da cerveja eh ridiculamente barato, cerca de um real, o consumo acaba sendo acelerado e as bexigas sobrecarregadas. Resultado: visitas periodicas ao banheiro, que, com o passar do tempo (e da bebedeira), aumentam quase como a frequencia das contracoes de uma gravida.
Nisso, uma amiga nossa, que esta visitando Beijing pela primeira vez e diz Ni hao pra dar oi e tchau, precisou ir pela 876ª vez ao banheiro e teve uma triste constatacao: os lencinhos de papel acabaram. Oh, e agora quem podera nos defender??? A lojinha do outro lado da rua que tem de cigarro a macarrao pra vender!!! Tudo bem, mas ai outro problema estava criado: como pedir lencinhos de papel em chines.
- Diz "you zhi ma?" que eles vao entender
- "you" o que?
- "You zhi ma?". zhi eh papel, eles vao entender o que voce quer.
- Ta bem, "you zhi ma?"
- Isso. Boa sorte!
Cinco minutos se passaram e a nossa amiga estava de volta a mesa. 
- Que cara eh essa? Deu certo?
- Nao sei, avaliem.
Entao ela coloca um grande, cheio, branco e rechonchudo rolo de papel higienico sobre a mesa! Apos um surto de riso generalizado...
- Ueh, mas voce nao disse pro cara que queria lenco?
-Eu disse aquilo que voce me disse pra dizer. E ele me deu isso!
- Tudo bem, pelo menos nao te deu papel de caderno ou coisa assim...
Entao a menina colocou o seu suntuoso rolo de papel higienico chines (de boa qualidade) na bolsa, terminou a ultima cerveja e foi pra casa.

Para evitar constrangimentos, vai ai a "familia zhi" :
纸 (zhi) - papel
卫生纸 (wei sheng zhi) - lenco de papel (que tambem valo pra guardanapo)
卷纸 (juan zhi) - papel higienico

Ok, nao era o caso, mas vai que precisa: 
卫生巾 (wei sheng zhi) - Absorvente


Descubra quais produtos Windows Live tem mais a ver com você! Faça o teste!

22.4.09

Da serie "Eu adoro": Bobagens legais






















21.4.09

Da serie "Eu adoro": Baguan

Quem ta na chuva eh pra se molhar. Como sempre fui meio assim, tive que apelar pra um tratamento pra tirar o frio do corpo. Mas what the hell is that??Simples! Olha a foto:



Por mais incrivel que possa parecer, nao eh nenhuma tecnica avancada de tortura chinesa. Este eh um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chamado baguan (拔罐), que consiste em estimular determinados pontos, os mesmos pontos da acupuntura (aqui neste post da Jana no Comendo de Palitinho voces podem entender um pouquinho mais sobre acupuntura e ver o quadro dos pontos), soh que com vacuo.Funciona assim: a pessoa que aplica pega um daqueles copinhos de vidro, com o fogo ela tira o ar de dentro e aplica o copo na pele. O vacuo puxa a pele. Eh uma ventosa. O tratamento tem o objetivo, como dizem os chineses, de tirar o frio do corpo e ajudar a equilibrar o organismo. Tambem eh usado para tratar doencas pulmonares, gripes, alergias e dores musculares.

Como assim "tirar o frio"?? Pois eh, os chineses acreditam no equilibrio do mundo e do corpo. Como eh necessario equilibrar o Qi, eh necessario ter mais "calor" dentro do corpo. Complicado? Eh, bastante. Soh nascendo chines pra entender o Qi em sua totalidade.

E entao quer dizer que machuca? Nao galera, nao machuca. As vezes, na hora que ela coloca o copo na pele, doi um pouquinho, mas bem pouco mesmo. E a coisa das marcas eh interessante. Nos pontos com problema, marcas mais escuras aparecem. Uma amiga resolveu filmar os procedimentos que fizemos. Ver como muda de cor em alguns pontos, fora todo o vapor que comeca a sair, eh bem impressionante. Eu juro que morria de medo, fora que achava bem estranho ver, as vezes, as pessoas andando na rua com essas marcas de bola aparecendo. Mas eh bem comum por aqui, facil de acostumar.
Durante a olimpiada do ano passado, teve muito atleta recorrendo
ao baguan pra aguentar o tranco
E nao interessa que tem festa chique pra ir a noite... A galera faz igual

Mas o negocio eh bom! Jah que estou na China, me trato como os chineses. Por isso que entra pra serie "Eu adoro"!
E agora, soh dois dias depois, eu tenho soh tres marcas de bolas, justamente de tres pontos com problema e que ficaram superpretas no dia da aplicacao. Mas eh um santo remedio pra dor nas costas. Coruja pronta pra voar novamente!
Se quiserem, tentem achar um chines por ai dizendo que voces querem fazer baguan (ou 'baguar' num sotequezinho de Pequim - mas nao eh bagual, tah?) e comprovem que eu estou falando a verdade.

17.4.09

Eu soh queria saber quem eh a Susan Boyle

Quem nao tem YouTube caca com YouKu. Que historia eh essa? Pois eh isso mesmo que voces leram. Como todos devem saber, nem tudo na internet tem acesso liberado aqui na China. Por causa disso, pelo menos ateh o dia 4 de junho, temos que seguir nossas vidinhas sem o YouTube. E digo pra voces, eh uma tarefa bem dificil, jah que dava pra acessar pra basicamente tudo. Cansei de ouvir musica, catar trailler de filme, ver capitulo de novela, entrevista bacana, fora toda a sorte de bobagens que o tubo podia proporcionar. E acessa-lo era algo tao automatico quanto acender a luz quando esta escuro: tu soh nota o tamanho da falta de faz quando esta sem.
Nem todos os direcionadores de proxy do mundo resolveram o problema. Nao adianta mais chorar. Nao tem e pronto. E se reclamar vai ficar de castigo.

Eu ateh tava conseguindo me controlar legal com essa coisa de nao ter Youtube. Eh como um tratamento para desintoxicacao, ou viciados... Com o tempo acalma. Mas a Susan Boyle, ah a Susan Boyle acabou comigo!!! TODO MUNDO no twitter, blogs, everywhere na rede, comentava sobre ela. Comentava da atuacao emocionante. Comentava dos 5 minutos de fama apos uma vida inteira de fracassos. E TODO mundo linkava para o YouTube... o mesmo YouTube que tive que me acostumar com a ideia de viver sem. A sensacao eh a mesma de quando se para de fumar e alguem, do lado de fora de um vidro, abre a carteira de cigarro bem devagar, pega o cigarro com os dedos, brinca com eles entre os dedos ateh levar a boca, com a outra mao pega o isqueiro e acende e ainda fecha os olhos e da A tragada (tao entendendo agora porque eu nunca consigo parar?). Sim, eh tortura. E levando em conta a minha localizacao geografica... ironicamente se torna TORTURA CHINESA.
Tive que fazer alguma coisa. Eu nao podia mais ser a unica pessoa do mundo a nao saber who the hell is Susan Boyle! Seguindo a velha maxima de "se nao pode com eles, junte-se a eles", apelei para o YouKu.com


Sim, esta eh a versao chinesa para o YouTube. 优酷 (youku) significa algo como "excelente e legal". Eu sempre achei que escolheram um "you" antes pra ficar parecido com a versao gringa do site de compartilhamento de videos, mas os chineses que eu perguntei juram que nao. O YouKu surgiu em 2006 e eh, com certeza, o mais popular para assistir videos por aqui. Tem de tudo e de tudo tem, menos brasilidades, mas tah beleza. 
Mas o que eu precisava era matar a minha curiosidade. QUEM EH SUSAN BOYLE??? E sim, ELA esta la no YouKu!!!! Finalmente vi a inglesa desempregada e desacreditada cantando! Finalmente entendi todos os comentarios que tinha lido antes! Ufa!!!


A experiencia ainda teve outro ganho... No desespero, da pra tentar assistir alguma coisa por ali. Mas a minha crise de abstinencia de YouTube nao vai passar do mesmo jeito... tento certeza! FREE YOUTUBE!!!!

16.4.09

O cinzeiro suicida ou coisas estranhas acontecem

Olha, eu jah vi de tudo nessa vida. Juro pra voces. Pensa numa coisa estranha, mas bem estranha... Eu jah vi!!!! Olha, quando eu era pequena ateh coelhinho da pascoa e papai noel eu juro que eu vi. Nao era ninguem fantasiado, eles eram reais!!! Mas enfim, isso pra dizer que hoje aconteceu uma coisa pra lah de estranha aqui pelas minhas bandas chinesas...
Aqui em casa tem um cinzeiro de vidro (grande coisa, ateh casa de nao fumante tem cinzeiro de vidro). Bonitinho, chapa fina, com uma mascara de Opera de Pequim, que eu e a Jana nos demos de presente quando mudamos para o apartamento novo. Ele sempre foi um bom cinzeiro. Ficava ali, perto da janela o dia inteiro segurando os quilos de cinzas que eu depositava. Nunca reclamou, sempre foi fiel, fazia muitissimo bem o seu trabalho e parecia gostar da vista do 19º andar.
Bem, estavamos hoje aqui, eu fumando e ele aparando as cinzas, na boa. Eu tava sentada ao lado da janela com o computador no colo. Tudo bem, eu nao tava dando muita bola pra ele, mas eu sabia onde ele estava. Depois de terminar, apaguei o cigarro, mas deixei a janela aberta, e fui pro sofa com o computador. 
Comecei a sentir um cheiro de filtro de cigarro queimado. "Bah, que merda", foi o maximo que pensei e de resto nao me mexi mais. De repente escutei um estouro! Bauuuuuuuum!!!! "Bom, tiro nao eh porque ninguem tem arma na China. Que bosta eh essa???".
Quando olhei pra janela, o cinzeiro estava assim:


Gentem, o cinzeiro se autodestruiu!!!!!! E nao teve nem direito a mensagenzinha antes "este cinzeiro se autodestruira em tres minutos"! Nada!!! Ele cometeu suicidio!!!!
Serio, alguem jah tinha visto antes algo que nao estava em situacao de calor extremo e passou para frio extremo (ou vice-versa), ou que sofreu uma grande pressao (aqui leia-se "toneladas") se explodir desse jeito???
Serio, coisas estranhas acontecem...

PS: Devo fazer velorio do cinzeirinho, pobrezinho?

15.4.09

Tuitando sobre a China

@corujinha#estudandochines 针灸 (zhen jiu) - acupuntura

Da serie: Eu adoro!

Do Blog do Galhardo (http://blogdogalhardo.zip.net/)
Nem preciso comentar, nao eh mesmo?

14.4.09

Uma corujice bem legaus

Tem coisas que eu olho na internet e penso: soh eu que nao sabia???
Minha paixao do momento eh o Bem Legaus, que eh um blog/site bem legaus que apresenta varias coisas bem legaus que tem por ai em termos de design. Grande sacada e despertador dos meus mais profundos desejos de consumo.
Eh soh uma grande pena que deste lado "popular" do mundo, esse site divino nao possa ser acessado. Descobri atraves de recomendacoes e decidi adicionar ao meu reader, pra ver se eratao legaus assim. Bom, people, eh mesmo bem legaus. Vao sem medo! E se alguem puder, plis, deixe um comentario la em meu nome dizendo que A M E I!!!
Ah, quando eu acesso aparece essa imagem

Exatamente a mesma imagem que aparece para outros milhaaaaaaaares de sites que eu tento acessar todos os dias. Tem coisas que sao *odaaaaaaaaa!

Desabafo

Nao sou o tipo pessoa que adora confessar coisas. Nao gosto de criar expectativas ao confessar algo. Nao gosto das cobrancas que chegam depois das confissoes. Cansei disso.


Nao sou o tipo de pessoa que gosta de dar opiniao em qualquer assunto. Nao que eu nao tenha uma pra todas as coisas. Nao que eu nunca tenha dado opinioes. Na realidade este eh o problema. Dei muitas. Sempre. Tirava qualquer muro que houvesse no caminho pra nao ter a possibilidade de subir. Nunca. Jameh!
Mas cansei disso. Na realidade, cansei de ferir as pessoas dando opiniao em qualquer coisa.

Nao sou o tipo de pessoa que gosta de competicao. Jah gostei muito. Jah competi muito. Mas pra onde isso leva? A lugar nenhum! Nenhum. Estressa, envelhece. Pq pra tudo a gente precisa sair correndo pra ver quem chega em primeiro lugar? Ainda mais quando o premio eh soh uma inflada de ego. Ai, cansei tambem.

Se ainda tem alguem que passa por aqui, deve estar se perguntado a essa hora: what the hell aconteceu com essa coruja doida? Pior eh que nada. Tava soh precisando dar uma desabafadinha de canto... deve ser a acupuntura mexendo com a minha cabeca...