8.9.06

Chilique e mulher, tudo a ver

Não tô nos melhores dias. Me controlando pra não ter chilique meeeesmo. Aí li esse texto dela e achei tudo a ver com a ocasião! Claro, hj não tem nada a ver com relacionamentos amorosos, mas azar! Eu quero colocar!Não me critica senão já tenho mais um chilique!


Assim como pomba arrulha e gato mia, mulher chilica. É natural, intrínseco. Sei lá se são os hormônios ou se a culpa é toda da vaca da Eva, mas o fato é um só: você terá que lidar com chiliques femininos durante toda sua existência como humano (não sei ao certo se pombas e gatas também chilicam). Por isso pense mil e quinhentas vezes antes de mandá-la pastar— é a mesma coisa que ficar possesso por um pato nadar. E isso não é uma desculpa para os ataques dignos de rotweiller com fome que as mocinhas têm quando menos se espera; é uma constatação para tornar a vida mais fácil. A sua e a nossa.

Feito o Big Bang, o faniquito transforma a matéria calma, aparentemente inerte, no maior estrondo do universo. A diferença é que nenhuma vida é criada. E a sua sempre corre perigo. Mas será que ele vem do nada? Errado! Essa balela é coisa criada por homem.

Homens são toscos demais para notar as sutilezas do nascimento de um chilique (sim, sempre há uma razão para eles). Pode ter sido o jeito rude que você reagiu quando ela o olhou o menu e não achou nada com menos de 4 mil calorias: "Você está de dieta, querida, não o mundo". Pode ter sido aquela "coisinha à toa" do dia em que ela estava de cama uivando de dor nas costas, vivendo horas felizes e inesquecíveis à base de bolsa de água quente e relaxantes musculares em doses industriais e você, bocó, não desmarcou o chopinho com os amigos. E voltou à uma da manhã, bêbado, tentando se justificar "Mas fofa, você tava dormindo, ic". O faniquito pode nascer de um olhar desviado, da falta de atenção nas palavras dela, de um cílio caído na hora errada, não interessa: ela sabe muito bem (e sente muito bem) a razão daquela explosão. E é bom você ir aprendendo.

Antes de sair andando e deixar a moça sozinha a espernear, tente entender o motivo daquela cena medonha (mulheres chilicadas jamais são bonitinhas). Mesmo que você não encontre vestígio de razão para tal ataque, procure. Dê uma rewind na sua memória recente e detecte meia dúzia de coisas que ela pode ter achado suficientemente más para queimá-lo vivo. Afaste as facas, tesouras e qualquer objeto cortante e vá se desculpando de uma por uma, sem parar, sem tomar ar, sem dar chance dela retrucar com gritos, cinismo ou, a pior das armas, lágrimas grossas e pesadas. Não deixe a bola cair e verá que em instantes sua sincera (uma ova, mas não importa) tentativa de redimir-se causará o apaziguamento da alma daquela mulher à sua frente. E, claro, um bálsamo para seus ouvidos. Ela ficará linda, aninhada em seus braços, ainda teimando que tem razão, mas touro laçado.

Use esse artifício uma vez, duas no máximo: todas nós merecemos uma boa e generosa dose de compreensão. Não questione isso, apenas aceite e cale a boca se não quiser começar a briga de novo. Mas se ela chilicar mais do que três ou quatro vezes num período de tempo inferior a três ou quatro TPM´s, a sua princesinha está precisando não é de compreensão, é de camisa-de-força, mesmo: ninguém tem direito de ser tão chato. Nem mesmo uma mulher.

Sem comentários: