27.4.09

Contando a historia alheia

A coisa "lost in translation" eh bem comum pelas bandas chinesas. Sim, eles tem um idioma semi-impossivel e cheio de nuancas que, as vezes, cria situacoes bem engracadas.Vide o caso de ontem a noite.
Estavamos em um boteco chines, felizes e contentes, enchendo a cara de cerveja barata, jiaozis (http://en.wikipedia.org/wiki/Jiaozi) e churrasquinhos. Como o preco da cerveja eh ridiculamente barato, cerca de um real, o consumo acaba sendo acelerado e as bexigas sobrecarregadas. Resultado: visitas periodicas ao banheiro, que, com o passar do tempo (e da bebedeira), aumentam quase como a frequencia das contracoes de uma gravida.
Nisso, uma amiga nossa, que esta visitando Beijing pela primeira vez e diz Ni hao pra dar oi e tchau, precisou ir pela 876ª vez ao banheiro e teve uma triste constatacao: os lencinhos de papel acabaram. Oh, e agora quem podera nos defender??? A lojinha do outro lado da rua que tem de cigarro a macarrao pra vender!!! Tudo bem, mas ai outro problema estava criado: como pedir lencinhos de papel em chines.
- Diz "you zhi ma?" que eles vao entender
- "you" o que?
- "You zhi ma?". zhi eh papel, eles vao entender o que voce quer.
- Ta bem, "you zhi ma?"
- Isso. Boa sorte!
Cinco minutos se passaram e a nossa amiga estava de volta a mesa. 
- Que cara eh essa? Deu certo?
- Nao sei, avaliem.
Entao ela coloca um grande, cheio, branco e rechonchudo rolo de papel higienico sobre a mesa! Apos um surto de riso generalizado...
- Ueh, mas voce nao disse pro cara que queria lenco?
-Eu disse aquilo que voce me disse pra dizer. E ele me deu isso!
- Tudo bem, pelo menos nao te deu papel de caderno ou coisa assim...
Entao a menina colocou o seu suntuoso rolo de papel higienico chines (de boa qualidade) na bolsa, terminou a ultima cerveja e foi pra casa.

Para evitar constrangimentos, vai ai a "familia zhi" :
纸 (zhi) - papel
卫生纸 (wei sheng zhi) - lenco de papel (que tambem valo pra guardanapo)
卷纸 (juan zhi) - papel higienico

Ok, nao era o caso, mas vai que precisa: 
卫生巾 (wei sheng zhi) - Absorvente


Descubra quais produtos Windows Live tem mais a ver com você! Faça o teste!

Sem comentários: