21.4.09

Da serie "Eu adoro": Baguan

Quem ta na chuva eh pra se molhar. Como sempre fui meio assim, tive que apelar pra um tratamento pra tirar o frio do corpo. Mas what the hell is that??Simples! Olha a foto:



Por mais incrivel que possa parecer, nao eh nenhuma tecnica avancada de tortura chinesa. Este eh um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chamado baguan (拔罐), que consiste em estimular determinados pontos, os mesmos pontos da acupuntura (aqui neste post da Jana no Comendo de Palitinho voces podem entender um pouquinho mais sobre acupuntura e ver o quadro dos pontos), soh que com vacuo.Funciona assim: a pessoa que aplica pega um daqueles copinhos de vidro, com o fogo ela tira o ar de dentro e aplica o copo na pele. O vacuo puxa a pele. Eh uma ventosa. O tratamento tem o objetivo, como dizem os chineses, de tirar o frio do corpo e ajudar a equilibrar o organismo. Tambem eh usado para tratar doencas pulmonares, gripes, alergias e dores musculares.

Como assim "tirar o frio"?? Pois eh, os chineses acreditam no equilibrio do mundo e do corpo. Como eh necessario equilibrar o Qi, eh necessario ter mais "calor" dentro do corpo. Complicado? Eh, bastante. Soh nascendo chines pra entender o Qi em sua totalidade.

E entao quer dizer que machuca? Nao galera, nao machuca. As vezes, na hora que ela coloca o copo na pele, doi um pouquinho, mas bem pouco mesmo. E a coisa das marcas eh interessante. Nos pontos com problema, marcas mais escuras aparecem. Uma amiga resolveu filmar os procedimentos que fizemos. Ver como muda de cor em alguns pontos, fora todo o vapor que comeca a sair, eh bem impressionante. Eu juro que morria de medo, fora que achava bem estranho ver, as vezes, as pessoas andando na rua com essas marcas de bola aparecendo. Mas eh bem comum por aqui, facil de acostumar.
Durante a olimpiada do ano passado, teve muito atleta recorrendo
ao baguan pra aguentar o tranco
E nao interessa que tem festa chique pra ir a noite... A galera faz igual

Mas o negocio eh bom! Jah que estou na China, me trato como os chineses. Por isso que entra pra serie "Eu adoro"!
E agora, soh dois dias depois, eu tenho soh tres marcas de bolas, justamente de tres pontos com problema e que ficaram superpretas no dia da aplicacao. Mas eh um santo remedio pra dor nas costas. Coruja pronta pra voar novamente!
Se quiserem, tentem achar um chines por ai dizendo que voces querem fazer baguan (ou 'baguar' num sotequezinho de Pequim - mas nao eh bagual, tah?) e comprovem que eu estou falando a verdade.

Sem comentários: